Origem das queijadas
Existem diversas histórias intrigantes em torno da origem das queijadas. Sabia que as queijadas eram uma forma de pagamento na época medieval? Há registos de documentos que remontam ao século XIII e XIV que fazem referência às queijadas como uma moeda de pagamento.
A Origem da Queijada de Sintra
As queijadas de Sintra, possuem origem envolta em histórias enigmáticas. Assim, ao longo dos séculos, esses doces têm sido preservados como um símbolo da tradição sintrense. A antiguidade é evidente não apenas na culinária , mas também na literatura portuguesa, como na obra “Os Maias” de Eça de Queirós.
As queijadas são um doce regional com uma história que remonta ao reinado de D. Sancho II no século XIII. Originalmente, consideradas doces de fabrico caseiro mantiveram esse caráter até meados do século XVIII. Nessa época, as queijadas chegaram a ser utilizadas como método de pagamento de foros. Posteriormente passaram a ser fabricadas, até aos dias de hoje, nas conhecidas fábricas de queijadas: Sapa, Gregório, Piriquita, Casa do Preto e Dona Estefânia, todas situadas na vila de Sintra.
A popularidade
Com o passar dos anos, as queijadas consolidaram-se como um verdadeiro ícone da gastronomia de Sintra, despertando assim o desejo de todos os visitantes que desejam provar ou até mesmo levar consigo essa iguaria gastronómica. Sugere-se que as queijadas sejam apreciadas em harmonia com um vinho licoroso de qualidade, envelhecido e com uma estrutura marcante, para complementar e realçar ainda mais os sabores desse deleite culinário.
A receita
As queijadas são pequenas e deliciosas tartes feitas com uma combinação de queijo fresco, açúcar, farinha, ovos e canela, envolvidas por uma massa crocante e estaladiça. Essa harmonia de sabores e texturas resulta numa iguaria irresistível e muito apreciada pelos amantes da doçaria.
A massa das queijadas é composta por farinha, manteiga e água. A base é preparada com 24 horas de antecedência e deve ser coberta com um pano seco sobre o qual deve estar sobreposto um pano húmido.
Em seguida é necessário triturar o queijo e misturar com açúcar, incluir as gemas, a farinha e a canela para preparar o recheio das queijadas.
Assim para confeccionar as queijadas, a massa deve ser estendida de forma muito fina e cortada em rodelas com cerca de 6 cm de diâmetro. Posteriormente as rodelas são utilizadas para forrar as formas e alguns golpes devem ser feitos nas extremidades da massa. O recheio é colocado nas formas e as queijadas são levadas ao forno, que deve estar a uma temperatura elevada para garantir uma cozedura adequada.