
A História do Pastel de Nata
O pastel de nata é um bolo de pastelaria tradicionalmente português. Tem fama de ser o mais popular e requisitado em todo o país.
A sua origem
A origem do pastel de nata está ligada ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Tal como a grande maioria da doçaria portuguesa, a sua história está aliada à religião.
Em 1837, numa época de necessidade por parte dos monges, começaram a produzir doces para comercializar. Os pastéis de nata não passam, então, de tentativas de reprodução dos pastéis de Belém.
A sua popularidade
A popularidade deste doce deve-se ao facto de Belém ser um ponto de acesso marítimo a Lisboa. A movimentação de barcos levava a que os doces fossem conhecidos por vários países. Posteriormente, Belém, pela sua história, tornou-se num ponto turístico. Dessa forma também houve mais facilidade em dar a conhecer esta iguaria.
Hoje em dia os pastéis de nata atraem turistas às pastelarias de todo o país. De Norte a Sul toda a gente conhece e quer provar os pastéis de nata. São considerados um autêntico símbolo nacional.
A sua receita
A receita dos autênticos pastéis de Belém é um dos segredos mais bem guardados de Portugal. As únicas pessoas que sabem a sua receita completa são os chefes pasteleiros. Mesmo esses têm que prestar juramento de silêncio para salvaguardar a tradição.
Assim, os pastéis de nata que são vendidos por todo o país têm diferentes receitas. No entanto, há alguns ingredientes em comum.
A mistura dos ovos, com o leite, açúcar, o toque ácido do limão e a pitada de canela são essenciais. Esta mistura, com um pouco de farinha, para engrossar o recheio, é colocada numa “taça” de massa folhada.
Depois de levado ao forno está pronto para comer. Ainda assim, mesmo na hora de comer as opiniões dividem-se. Há quem coma o bolo inteiro e quem prefira comer com uma colher e só depois completar com a massa folhada.
Pastel de nata pelo mundo
Seja feito ou comido de que forma for, o pastel de nata é conhecido por todo o mundo. Foi criado em Portugal, mas já foi implementado em todo o mundo.
É hoje, um dos doces mais “viajados” de sempre.
Quer saber mais sobre nós? Saiba mais da Regidoce através do nosso blog e acompanhe então, as redes sociais: Facebook e Instagram